Receitas de Festa Junina saudáveis

Selecionamos 5 receitas de Festa Junina saudáveis para o seu “arraial” ter delícias típicas e nutritivas para as crianças

Fogueira, chapéu de palha, brincadeiras e comidinhas deliciosas. Uma das épocas mais aguardadas no Brasil com certeza é das Festas Juninas, afinal são tantas as características que criam expectativa nas pessoas, mas talvez, entre as favoritas, estão as comidas típicas. Hum, que delícia! Por isso, aqui você vai encontrar 5 receitas de festa junina saudáveis para as crianças.

A festa junina é uma comemoração popular que celebra os santos católicos São João, Santo Antônio e São Pedro, mas também tem raízes relacionadas ao solstício de inverno. A festa é conhecida por suas decorações coloridas com bandeirinhas, balões e fogueiras, bem como pelas comidas típicas. Também é comum ver pessoas vestindo trajes típicos como vestidos xadrezes, chapéus de palha e lenços no pescoço.

Além disso, a Festa Junina inclui atividades populares como danças de quadrilha, onde as pessoas dançam em pares seguindo um roteiro de passos específicos, e jogos como a pescaria e a corrida de saco.

Festas de São João e suas brincadeiras

Seja na escola, no bairro, no condomínio ou no clube, sem dúvida as brincadeiras típicas atraem os pequenos, a caracterização tanto do ambiente como dos participantes traz um aspecto mágico que invariavelmente fica guardado na lembrança, e as atividades mais comuns voltadas para as crianças nas Festas Juninas incluem: pescaria, boca do palhaço, argolas, jogo das latas, jogo de argola em garrafas, corrida do saco, dança da cadeira, entre outras brincadeiras. Porque são as brincadeiras mais tradicionais, que, geração após geração são repetidas e que, são as que os avós se lembram e gostam de reviver com os netos. Embora as tradições permaneçam, atualmente não é difícil encontrar atrações com cara de parque de diversões como brinquedos infláveis, tobogãs, etc.

Comidinhas juninas do bem: opções saudáveis

Sobre as comidas típicas, as tradicionais em geral são: a pipoca, o quentão, o vinho quente, o milho verde, o amendoim e a canjica. O milho é um dos principais itens, pois aparece de diferentes formas nas receitas, como: cural, pamonha, cuscuz, entre outros. O amendoim também tem suas versões, porque pode ser simplesmente torrado e salgado ou ser o principal ingrediente das tradicionais paçocas. Mas é claro que outros petiscos passaram a figurar nas festas como, espetinhos, fogaças e muitos outros, e também, considerando a região do país, outras comidas típicas serão encontradas. Mas como encontrar opções de receitas de Festa Junina saudáveis para as crianças?

Não apenas sabor, o ideal é ser saudável

Esse aspecto da qualidade nutricional antes não era visto com atenção, mas hoje ocupa lugar de destaque em qualquer conversa sobre alimentação: ingredientes, calorias, benefícios e outras implicâncias dos alimentos que escolhemos para nós e para os pequenos. Pensando nisso separamos 5 receitas de Festa Junina revisitadas por nutricionistas para o seu “arraial” ter delícias típicas mais equilibradas, saudáveis e adequadas principalmente para as crianças.

Canjica Baby

Ingredientes para o leite de coco caseiro: 1/2 xícara de coco fresco ralado (120g), 1/2 xícara de água (120g).

Ingredientes para a canjica: 1/2 xícara de canjica (120g), 2 1/2 xícaras de suco de maçã (750ml), 3/4 de xícara de leite de coco caseiro (200ml), 1/2 colher de sopa de essência de baunilha (7,5 ml), 1 colher de chá de canela (5g), 1/2 colher de chá de gengibre em pó (2,5g), 1/2 colher de chá de noz moscada (5g).

Modo de preparo do leite de coco caseiro: No liquidificador junte a água e o coco e bata por cinco minutos. E com a ajuda de um pano de prato limpo, coe a mistura de água e coco numa tigela. O leite de coco caseiro é mais líquido e não tão branco quanto a versão industrializada.

Modo de preparo da canjica: Em um recipiente coloque a canjica e 250 ml de suco de maçã. Mas cubra com filme plástico e deixe na geladeira da noite para o dia de molho. Coloque a mistura de canjica e o suco de maçã em uma panela de pressão. Adicione 100 ml de suco de maçã e leve para cozimento em fogo baixo por 10 minutos, contados a partir do momento que a panela pegar pressão.

Assim que a panela perder a pressão abra para conferir a quantidade de líquido. Mas é necessário ter dois dedos acima dos grãos. Caso precise, junte água filtrada para atingir esse nível. Feche novamente a panela e leve para cozimento em fogo baixo por mais dez minutos contados a partir do momento que a panela pegar pressão. Mas desligue o fogo e deixe a panela perder a pressão. Coloque a canjica em outra panela, e em fogo baixo, junte o leite de coco e o restante do suco de maçã. Mexa constantemente até engrossar. Coloque a baunilha, a canela, o gengibre e a noz moscada e mexa para incorporar. Sirva morno ou gelado.

Receita: Primeiras Colheradas


Curau sem açúcar 

Ingredientes: 6 espigas de milho grandes (700g aproximadamente), 1 litro de suco integral de maçã ou uva, 1 colher (sopa) de óleo de coco, 1 pitada de sal, canela em pó para decorar.

Modo de preparo: Retire a casca e os “cabelos” das espigas de milho. Mas lave e debulhe os grãos. Em um liquidificador, bata os grãos com a metade do suco por dois minutos. E coe em uma peneira fina. Leve o preparado para uma panela e acrescente o restante do suco, junte o óleo e cozinhe em fogo alto sem parar de mexer. Assim que engrossar, junte o sal, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos mexendo constantemente. Porque quando estiver soltando o fundo está pronto. Deixe esfriar em um refratário. Finalize com a canela em pó e sirva frio. A receita rende 6 porções e o tempo de preparo é de 30 minutos.

Doce de abóbora sem açúcar (receita da nutricionista Karine Durães)

Ingredientes: 50g de abóbora seca ou japonesa ralada, 100 ml de suco de maçã, 1 pitada de canela em pó.

Modo de preparo: Em uma panela, coloque a abóbora e leve para cozinhar com suco de maçã e a canela até amolecer. Espere esfriar e sirva.

Receita: Nutricionista Karine Durães


Pamonha de forno 

Ingredientes: 800g de milho verde, 400g de leite de coco light, 200g de açúcar cristal orgânico, 4 ovos, 2 colheres de sopa de creme vegetal sem sal, 1/8 colher de chá de sal.

Modo de preparo: Com uma faca, retire os grãos de milho das espigas (cerca de 8 espigas de milho), reserve. Pré-aqueça o forno a 180º C. Forre uma assadeira de 23×23 cm com papel alumínio e unte com creme vegetal. Bata os grãos no liquidificador com o leite de coco, os ovos, o creme vegetal, o açúcar, a pitada de sal e bata cerca de 2 minutos. Coloque a massa da pamonha na assadeira. Leve a pamonha ao forno por 1 hora ou até fazer o teste do palito e ele sair limpo. Mas caso deseje, pode polvilhar a pamonha de forno com canela. Sirva a pamonha de forno na temperatura que preferir.

Receita: Blog Guloso e Saudável


Mas não tem só doce em festa junina

Pão de queijo sem queijo 

Ingredientes: 1 xícara de polvilho doce, 1 xícara de polvilho azedo, 1/4 de xícara de óleo de girassol, 1 e 1/2 de purê de batata doce e sal à gosto.

Modo de preparo: Pré-aqueça o forno à 200°C. Misture todos os ingredientes e sove a massa até ficar firme e boa para trabalhar. Unte uma assadeira com óleo de girassol. Faça bolinhas e coloque na assadeira com a distância de um dedo entre elas. Leve ao forno por 40 minutos ou até as bolinhas começarem a rachar. No lugar da batata doce, pode-se usar a batata baroa (mandioquinha) ou a batata branca (comum). Mas também é possível adicionar sementes de erva doce ou chia na massa.

Receita: Primeiras Colheradas

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email