Folclore Brasileiro

Folclore Brasileiro
Muito mais que lendas, mitos e os famosos “causos”, o Folclore Brasileiro é uma manifestação lúdica da cultura popular brasileira, que caracteriza principalmente nossa identidade nacional. É por meio dela que reproduzimos nossas tradições e costumes transmitidos por gerações.
O Brasil é um verdadeiro caldeirão cultural e traz em suas raízes atributos das culturas portuguesa, africana e indígena que resultaram em diferentes mitos, lendas, canções, danças, artesanatos, festas típicas, brincadeiras e muitos outros.
Dia 22 de agosto é o Dia do Folclore Brasileiro, por isso vamos relembrar algumas destas ricas raízes culturais:
Lendas
Saci
Quando se fala de Folclore Brasileiro esta é a primeira lenda que vem a cabeça de muitas pessoas. Sua história muda de acordo com a região brasileira, assim como seu nome que pode ser Saci-Cererê, Matimpererê, Matita Perê, Saci-Saçurá e Saci-Trique. Mas em todas elas o Saci é um travesso menino negro, com apenas uma perna, que fuma cachimbo e veste uma touca vermelha que tem poderes mágicos.
Reza a lenda que ele costuma vir em redemoinhos de vento e se diverte fazendo brincadeiras, como trançar os cabelos dos animais durante a noite, sumir com objetos e assustar os viajantes com um assobio estridente.
Boto Cor de Rosa
Originada na região Amazônica, este mito diz que, nas noites de Festas Juninas, o boto -golfinho fluvial característico dos rios da Amazônia -, sai da água e transforma-se em um homem muito atraente, que seduz as mulheres para levá-las ao fundo dos rios e acasalar.
Por este motivo, a cultura amazônica costuma afirmar que o boto é o pai de todos os filhos de origem desconhecida.
Canções
Cai, cai balão!
Cai, cai balão! Cai, cai balão!
Aqui na minha mão
Não cai não, não cai não, não cai não
Cai na rua do sabão
Cai, cai balão! Cai, cai balão!
Aqui na minha mão
Não vou lá, não vou lá, não vou lá
Tenho medo de apanhar!

Caranguejo não é Peixe
Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é
Caranguejo só é peixe
Na enchente da maré
Ora, palma, palma, palma!
Ora, pé, pé, pé!
Ora, roda, roda, roda
Caranguejo peixe é!

Festas
Reisado
Durante o festejo, comemorado entre os dias 24 de dezembro e 6 de janeiro, grupos de pessoas saem pelas ruas da cidade solicitando ofertas para festa de Santo Reis. O reisado é realizado durante a madrugada, quando os manifestantes cantam despertando as famílias e solicitam uma oferta.
Festas juninas
A mais deliciosa e conhecida festa brasileira, que acontece no mês de junho. Uma boa festa junina não pode faltar a quadrilha junina, brincadeiras e os quitutes típicos brasileiros como pamonha, curau, bolo de milho, arroz-doce, pinhão entre outros. O intuito da festa é celebrar os três santos populares Santo Antônio, São Pedro e São João.
Danças
Maracatu
Maracatu é um ritmo musical – com sons de tambores, chocalhos e gonguê -, dança e ritual de sincretismo religioso com origem em Pernambuco. Existem dois tipos, o Maracatu Nação, ou Baque Virado, e Maracatu Rural, ou Baque Solto.
Tambor de Crioula

Dança circular, com canto e percussão de tambores muito comum no Maranhão. Com origem na cultura africana, é uma dança alegre, marcada por muito movimento dos brincantes e muita descontração.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email