Nariz entupido e coçando, desconforto, espirros, pruridos na garganta e ouvido, mal-estar e relatos de dor de cabeça são alguns dos sintomas que podem indicar que o seu pequeno está com rinite alérgica. A rinite em crianças, assim como a asma e a dermatite atópica, é uma das principais condições alérgicas da infância e muito comum na primavera.
Ela é caracterizada por um excesso de atividade do sistema imunológico, que começa a reagir contra partículas do dia a dia, que gera um processo inflamatório nocivo para o corpo do indivíduo.
Quais são as principais causas?
A rinite alérgica é causada por uma reação inadequada das nossas células de defesa que, quando encontram moléculas comuns no cotidiano, liberam várias substâncias dentro do nariz, aumentando o fluxo de sangue e a permeabilidade dos vasos sanguíneos. Desse modo, há um aumento de tamanho do corneto e de coriza, o que causa os desconfortos.
Cada criança com a doença tem reações diferentes, dependendo das partículas. Os componentes alérgicos mais comuns são:
þ pelos de animais
þ mofo
þ poeira
þ pólen
þ ácaros
þ fragmentos de alimentos
Prevenção
O melhor tratamento para a alergia é a prevenção, ou seja, ficar longe do que a provoca. Mas como isso nem sempre é possível, o uso de medicamentos, com orientação médica, é necessário em alguns casos. Uma dica dos especialistas é lavar todos os dias o nariz com soro fisiológico para eliminar as secreções, evitando gripes e otites e infecções respiratórias.
O Sistema RespireBem da Lolly auxilia na remoção da secreção nasal, proporcionando alívio imediato, além de melhorar o sono e a alimentação. O produto possui pontas macias para não machucar a narina do bebê e conta com dois bicos macios que oferecem melhor ajuste, facilitando a limpeza das mucosas nasais.
Lembre-se sempre de conversar com seu médico para esclarecer dúvidas e indicar o tratamento mais adequado para o seu pequeno.