A importância da doação de leite materno

A amamentação é de extrema importância, principalmente nos primeiros meses de vida da criança. O leite materno permite que os bebês se desenvolvam com mais saúde, protege de diarreia, alergias e reduz em 13% a mortalidade em crianças de até 5 anos. Além disso, diminui o risco do desenvolvimento da hipertensão, colesterol, diabetes e obesidade na vida adulta. No Brasil, mais de 330 mil crianças nascem prematuras e precisam de doação de leite materno. Cada doação de leite materno pode ajudar até 10 recém-nascidos.

Atualmente, o Brasil possui 222 bancos de leite e 220 postos de coleta. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2020, foram doados 229 mil litros, dos quais 157 mil foram distribuídos, beneficiando 212 mil recém-nascidos a partir da doação de 182 mil mulheres. Isso representa 64% da real necessidade por leite materno no país. Ainda assim, somos referência internacional e possuímos uma das maiores redes de Banco de Leite Humano do mundo.

O leite dos bancos é recebido por recém-nascidos de baixo peso, principalmente os que pesam menos de 1.500 gramas, mas também é necessário para crianças com risco de doenças digestivas e infecciosas. Na maioria desses casos, o objetivo é reduzir as chances de óbito neonatal.

Podem doar todas as mães que estão com produção em excesso de leite, desde que não estejam fazendo uso de antibióticos. Algumas mães ficam receosas de extrair o leite destinado aos seus filhos e não ter mais quantidade suficiente, porém quanto mais estímulo para a produção, maior será a quantidade de leite produzido.

Para mais informações sobre como e onde doar, basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano mais próximo ou ligar no 136.

Doação de leite é uma escolha de amor, é pensar no coletivo e ajudar os que mais necessitam. Sem dúvidas, um gesto que pode salvar uma vida e uma família. Converse com um profissional de saúde e busque informações e orientações de como você pode contribuir na sua região.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email