Desde o nascimento, cuidar da boquinha do bebê é fundamental para uma dentição saudável, longe das temidas cáries. Se logo no início você estabelecer uma rotina de higienização certamente estará dando um importante passo para a saúde dos dentes do bebê.
Saúde bucal desde a gestação
Você sabia que a partir da 10ª semana de gestação os dentinhos estão se formando nas gengivas? Dessa forma, os cuidados devem começar antes da primeira dentição, mesmo porque a qualidade dos dentes de leite pode comprometer a formação dos dentes permanentes, ou seja, a boquinha do bebê deve ter sua atenção constante desde o nascimento.
A prevenção pode e deve começar antes do nascimento. Com uma dieta balanceada, a futura mamãe deve evitar ingerir alimentos com açúcar, principalmente a partir do quarto mês de gestação quando o paladar do feto começa a se formar. Assim, se a futura mamãe consumir muito açúcar seu bebê terá tendência a gostar muito de doces. Além disso, uma alimentação nutritiva não só fortalecerá a saúde do bebê, mas também, se rica em cálcio, fósforo e outros minerais necessários, a formação dentária acontecerá de maneira bem mais eficiente.
Como higienizar a boca e os dentinhos
Geralmente, por volta dos 6 meses de idade, tem início o nascimento dos primeiros dentinhos do bebê. Nessa fase é natural que ele fique um pouco irritado e manhoso. Devido ao aumento da salivação, começa a babar, além de esfregar constantemente as mãos na boca. Sem contar a vontade incontrolável de mastigar panos e objetos. Os médicos orientam oferecer um mordedor macio para tranquilizá-los. Contudo, é possível que o bebê apresente precocemente os primeiros dentinhos, logo aos 3 meses de idade. Ou ainda tardiamente, as vezes com um ano de vida.
Com o surgimento dos primeiros dentinhos, o ideal é que os pais incorporem como hábito rotineiro a higienização bucal. Nos primeiros meses o ideal para remover os resíduos de leite é limpar a boquinha com uma fralda umedecida com água filtrada ou você pode optar por uma escova massageadora com cerdas macias.
Bebê tem cárie?
Para evitar que o seu bebê tenha cárie é recomendável ter alguns cuidados além de higienizar a sua boquinha. Pesquisas recentes mostram que a cárie pode ser transmitida por bactérias bucais. Beijar o bebê e até mesmo assoprar os alimentos na hora da papinha aumentam a possibilidade do bebê apresentar o problema.
A boa notícia é que os microrganismos causadores de cárie não se fixam com facilidade na boca do bebê já que para o efetivo desenvolvimento esses microrganismos devem ser repetidamente introduzidos durante algumas horas e por alguns dias.
Escovar os dentes, ter a melhor higiene bucal possível e frequentar o dentista, inclusive as pessoas que cuidam da criança, são iniciativas e atitudes que os pais devem tomar para evitar qualquer tipo de imprevisto. Lembre-se, os primeiros meses de vida de seu bebê é fundamental, inclusive quando se trata de saúde bucal.
Há ainda outros cuidados que atuam de forma decisiva na prevenção de cárie. Quando a mamãe ou quem cuida do bebê for verificar a temperatura ou experimentar o gosto da papinha ou do líquido, é importante que separem uma pequena quantia para o exame evitando assim levar bactérias a boquinha do seu bebê.
Odontologia preventiva: quando levar o bebê ao dentista?
Quando os primeiros dentinhos de leite aparecerem é fundamental levar seu bebê para a primeira consulta com o odontopediatra. Este profissional irá orientar os pais de como prevenir cárie e outros problemas relacionados à saúde bucal do bebê.
Medidas para evitar a transmissão, seguir uma dieta balanceada longe do abuso dos alimentos e líquidos que contenham adição de açúcar refinado, adequar-se a higienização correta de acordo com cada idade, são alguns tópicos que certamente o odontopediatra irá destacar na primeira consulta. Nenhum aspecto pode ficar de lado, especialmente a relação de afeto e confiança entre a criança e o profissional. Ambos devem estabelecer um relacionamento que favoreça uma consulta agradável e calma.
De acordo com cada idade
A cárie pode surgir em qualquer idade, e só a prática diária de higienização pode efetivamente combater esse problema. Desde o nascimento, manter a boca limpa é uma medida positiva para a chegada dos primeiros dentinhos, livres da placa bacteriana. É certo que um bom início, e tratamento de saúde bucal adequado, irá refletir em uma criança com mínimas chances de desenvolver cáries.
Quando aparecerem os primeiros dentinhos, entre cinco e seis meses de idade, eles devem ser higienizados com escovas dentais pequenas e macias ou dedeiras especiais (escovas massageadoras de silicone), duas vezes ao dia. Vale enfatizar que as crianças sozinhas não conseguem fazer corretamente a limpeza dos dentes e da boca. Dessa forma os pais são os responsáveis por manter um nível excelente de higienização. Por volta dos 3 anos de idade as crianças começam a proclamar sua “independência”. Assim, a supervisão plena dos pais é fundamental e importantíssima para que, no futuro, elas façam uma limpeza satisfatória.