Quem não gosta de festa junina? Essa é uma das épocas preferidas das crianças e de muitos adultos, e as brincadeiras não podem faltar. Embora este ano esteja diferente, com as medidas de isolamento social, nada impede a comemoração em segurança na sua casa.
Para não faltar inspiração, separamos algumas dicas de brincadeiras com os pequenos. Que tal colocar em prática e aproveitar o mês junino?
Brincadeiras com as crianças
Com criatividade, alguns jogos tradicionais podem ser feitos em seu lar mesmo. Utilize os objetos que tenha em casa. Doces que a garotada goste, por exemplo, podem ser usados como prendas para incentivar as crianças a brincar.
Aposte no jogo das argolas
Em uma caixa, coloque várias garrafas pets, uma do lado da outra, cheias de areia. Depois, é só deixar que as crianças tentem acertar a garrafa com uma argola, de longe. Para ficarem mais lúdicas e divertidas, pinte as garrafas com cores diferentes e envolva a garotada na preparação.
Pescaria
Você vai precisar de uma cartolina, uma caixa com areia, dois clipes, uma vara de madeira e um fio de barbante. Desenhe figuras de peixinhos na cartolina e recorte. Finque o peixe na caixa de areia, de forma que fique “de pé”, mas não seja tão difícil “pescar”. Para simular o anzol, coloque um clipe na “boca” do peixe. Depois, amarre um fio de barbante em uma vara de madeira e coloque um clipe aberto para servir de anzol.
Tiro ao alvo
Empilhe latas de alumínio em um formato de pirâmide e deixe que as crianças derrubem o maior número possível de latinhas com uma bolinha pequena, que pode ser de meia ou uma bola de tênis.
Corrida de saco
Consiste numa corrida em que os participantes devem pular dentro de um saco de estopa (saco de farinha, por exemplo). Quem atingir a reta final primeiro ganha a partida.
Corrida do milho
Coloca-se uma bacia com grãos de milho atrás de uma linha. Atrás de outra linha, a uma boa distância, os participantes são reunidos aos pares. Uma pessoa segura uma colher e a outra, um copo descartável. Dado o sinal, os participantes com a colher correm até a bacia, enchem a colher com milho e voltam para a linha de largada, onde colocam o milho no copo que seu parceiro está segurando. Vence a dupla que encher primeiro o copinho com milho.