Conheça as novas recomendações dos especialistas e tire suas dúvidas sobre o banho do bebê desde o nascimento

O banho do recém-nascido

Conheça as novas recomendações dos especialistas e tire suas dúvidas sobre o banho do bebê desde o nascimento

Durante os primeiros meses de vida, os cuidados com a pele do recém-nascido são fundamentais, a fim de manter a integridade da barreira cutânea e garantir seu desenvolvimento saudável. E alguns cuidados na hora do banho, desde o nascimento, são fundamentais para proteger o bebê.

Quando deve ser o primeiro banho do recém-nascido?

Antes nas maternidades o banho era dado logo após o nascimento. Recentemente essa recomendação foi atualizada pelos especialistas e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A orientação é que o primeiro banho do recém-nascido deve ser adiado até que a estabilidade térmica seja alcançada. 

Assim, o primeiro banho deve ser realizado após 24 horas do nascimento ou, se isso não for possível, que seja adiado por pelo menos 6 horas. Enquanto isso, os pais podem higienizar o recém-nascido suavemente, apenas para remover as secreções do parto. O vernix, camada de proteção, deve ser mantido, pois tem papel antibacteriano e antioxidante e permite a maturação e proteção da pele.

Porque não dar banho no recém-nascido logo após o nascimento?

De acordo com a Sociedade brasileira de Pediatria, o banho precoce deve ser desencorajado, pois interrompe desnecessariamente a amamentação e o contato pele a pele da mãe com o RN, além de aumentar o risco de hipotermia e desconforto respiratório.

Como deve ser a temperatura da água para o banho do recém-nascido?

A temperatura da água deve ser próxima da temperatura corporal, ou ligeiramente mais baixa, ou seja, entre 37ºC a 37,5ºC.

É importante ressaltar também que os banhos no recém-nascido devem ser rápidos: não mais de 5 minutos. As áreas de maior atenção são sempre o rosto, o pescoço o bumbum e a região genital.

Sempre faça o teste de temperatura antes de colocar o bebê na banheira. Primeiro coloque a água fria na banheira, depois a quente. É importante misturar as águas por toda a banheira e testar a temperatura da água do banho do bebê com o cotovelo ou o dorso da mão. Você pode também usar um termômetro especifico para essa finalidade.

Quais produtos são indicados para o banho do recém-nascido?  

Após o período de 24 horas, o ideal é que o banho do bebê seja com produtos suaves, específicos para a pele sensível do bebê. Não é necessário o uso de xampus. Hidratantes e óleos também podem ser usados, mas sempre sob orientação do pediatra.  

Como dar o banho no recém-nascido?

Para facilitar vamos ensinar um passo a passo do banho:

  1. Primeiro higienize as partes intimas do bebê, antes de colocá-lo na banheira.
  2. Separe a toalha, a fralda e a roupinha antes do banho
  3. Prepare a água da banheira (conforme orientações acima)
  4. Comece pelo rostinho – com o bebê envolto com a toalha (para manter sua temperatura corporal), limpe o rosto, as dobras do pescoço e ao redor das orelhas. Em seguida lave a região da cabeça com um sabonete hipoalergênico. Enxugue o rosto e a cabecinha e só depois desenrole o bebê da toalha e lave o corpinho.
  5. De bruços e posicionado no antebraço dos pais, coloque o bebê aos poucos na água. Lave e depois enxague o corpo com sabão neutro e especifico para bebês dando atenção especial a região intima e as dobrinhas. Não exagere na quantidade se sabonete. Depois de enxaguar, enrole o bebê em uma toalha macia. Leve-o ao trocador e enxugue bem as dobrinhas.
Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email