Conheça o método que vai facilitar a comunicação entre você e seu filho

Conheça o método que vai facilitar a comunicação entre você e seu bebê

Você já ouviu falar da língua de sinais para bebês? Essa técnica é muita utilizada nos Estados Unidos para facilitar a comunicação e fortalecer os vínculos afetivos entre pais e bebês diminuindo a frustração do bebê. Inclusive muitas mães aprendem o método nos cursos de gestantes. Sendo assim, o ideal é aprender o método ainda na gravidez.

De acordo com a Dra. Fernanda Rios Bastos, precursora no Brasil e criadora do site e app Mãozinhas que Falam, o objetivo dessa técnica não é ensinar ao bebê os sinais para substituírem as palavras, mas fornecer uma forma de expressão até que a fala se desenvolva e possa substituir os sinais.

O bebê ouvirá a palavra, e também verá o sinal. Assim, ele aprenderá a relacionar o som e o sinal ao que ele deseja. Além de diminuir a frustração do bebê e de fortalecer o vínculo afetivo entre os pais e o bebê.

A linguagem de sinais para bebês é uma ferramenta pré-linguística que os pais e ou cuidadores podem ensinar aos pequenos até que eles aprendam a falar.

Pesquisadores de uma Universidade da Califórnia encontraram evidências de que a Língua de Sinais para Bebês facilita o desenvolvimento da fala, pois ao usar essa técnica, os pais estão estimulando duas áreas do cérebro do bebê ao mesmo tempo (da fala e da visão). Eles também encontraram evidência de que os bebês que utilizam essa técnica desenvolvem um vocabulário mais rico em palavras do que os bebês que não usam.

O método da língua por sinais para bebês pode atrasar o processo de fala?

Essa é a principal dúvida dos pais assim que conhecem sobre essa ferramenta. Segundo a Dra. Fernanda Rios Bastos realmente chega a ser um medo e gera muita insegurança, mas depois da observação na prática de centenas de famílias que adotaram o método, a conclusão é que não atrapalha o processo de fala, inclusive esse tipo de linguagem é   adotado em berçários para que os cuidadores possam interpretar as necessidades dos bebês. De acordo com pesquisadores, o método favorece o aprendizado, inclusive da fala. Lembrando que junto aos sinais você também vai se comunicar através da linguagem com seu filho.

Qual idade o bebê deve ter para aprender a comunicação por sinais?

A partir dos 6 meses e até 24 meses.

Com 6 meses em média você já pode iniciar a linguagem de sinais, pois nessa fase ele começa a gesticular e mexer bem as mãozinhas e a desenvolver a coordenação motora necessária para reproduzir sinais.

Quais os benefícios de utilizar a língua de sinais?

O principal é que seu bebê vai conseguir se comunicar e compartilhar o que está sentindo.

– Quando ele quiser mamar ou estiver satisfeito

– Na hora de dormir, para te dizer que ele está com sono e pronto para esse momento

– Durante a introdução alimentar, avisando que está satisfeito ou quer mais

– Durante o desfralde, avisando que quer usar o banheiro

– Se está desconfortável ou sentindo alguma dor

– Ao invés de chorar na hora do sono e da fome, por exemplo, o bebê será capaz de mostrar através dos sinais o que ele quer, diminuindo a frustração de não ser compreendido.

Quer saber mais a respeito?

Visite o site ou o app Mãozinhas que Falam.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email