Agosto Dourado: a importância do aleitamento materno e doação de leite humano

O Agosto Dourado é uma campanha de incentivo à amamentação que vem, a cada ano, ganhando mais força no Brasil. Com início em 1991, em Nova York, a campanha ganhou este nome porque a Organização Mundial de Saúde considera o leite materno como um alimento de ouro para a saúde das crianças. Sendo assim, a cor dourada foi escolhida para representar a campanha de diversas formas.
O principal objetivo da campanha Agosto Dourado é incentivar o aleitamento materno e alertar a população de que este é um ato natural que não deve ser censurado. O movimento tem como foco viabilizar ações de proteção e apoio para mulheres que se sentem coagidas e que já passaram por algum constrangimento por alimentarem seus filhos em público, por exemplo.

CONHEÇA: Coletor de Leite Materno

Bancos de Leite Humano
O movimento também é essencial para dar destaque aos bancos de leite. Demonstra a necessidade de mais doações para que esses locais fiquem abastecidos e possam ajudar mais bebês, principalmente os prematuros, além das mães com dificuldade ou impossibilitadas de amamentar.
Segundo a OMS, crianças e jovens que foram amamentados quando bebês têm menos chances de apresentarem obesidade, mantendo-se mais protegidos contra problemas respiratórios e alérgicos. Além disso, o recém-nascido que recebe o leite materno em até uma hora após o nascimento está mais protegido contra infecções, o que contribui para a redução das taxas de mortalidade neonatal. É fundamental celebrar o Agosto Dourado para proteger as crianças e reduzir os níveis de mortalidade infantil.
Incentivar a amamentação é uma escolha de amor. Lembre-se sempre de conversar com um especialista para informações adicionais.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email