A primeira semana do bebê

O bebê nasceu. Depois de nove meses de espera e expectativa finalmente você pode conhecer seu rostinho e sentí-lo mais de perto. Para que esses dias sejam tranquilos e seguros vamos explicar aqui alguns detalhes da primeira semana do bebê

Quais as principais características de um bebê na primeira semana de vida?

Quando nascem, geralmente os bebês pesam entre 3.100 e 3.600 g, embora possam, facilmente, pesar mais ou menos, nesse caso não estão sendo considerados os bebês prematuros. E provavelmente medem entre 45 e 55 cm de altura. Importante lembrar que na primeira semana de vida o recém-nascido pode perder até 10% do seu peso ao nascimento, em virtude da excreção do excesso de líquidos e da eliminação do mecônio. Mas por volta de duas semanas de idade ocorre uma recuperação do peso do nascimento. Seu coraçãozinho pulsa rápido e sua respiração é naturalmente mais ofegante – a velocidade da respiração e do batimento cardíaco são quase duas vezes as de um adulto, dependendo das características individuais e de seu estado de agitação.

Como é a pele do bebê nos primeiros dias após o parto?

A pele do recém-nascido estará um pouco enrugada, afinal, ficou mergulhada em líquidos durante nove meses. Na primeira semana de vida, pode descamar, principalmente nas mãos e nos pés. A icterícia é outra alteração comum entre os recém-nascidos e ocorre em mais de 25 por cento dos bebês saudáveis. É causada por um pigmento amarelo, chamado bilirrubina, que é transportado no sangue e depositado na pele, nas membranas mucosas e nos brancos dos olhos, que ficam amarelos. Caso você perceba que seu filho está “amarelinho”, relate imediatamente ao médico, já que existem crianças que só apresentam esse tipo de problema quando já estão em casa. “Dependendo do grau de icterícia a criança precisa fazer fototerapia (banho de luz) para evitar que o cérebro fique impregnado por este pigmento causando alterações neurológicas irreversíveis”, explica a pediatra Juliana Zaccarias Gomes.

Como saber se a cabeça do recém-nascido está com o formato normal?

A cabeça do recém-nascido também pode ser um pouco “estranha”. Em alguns casos, por causo do trabalho de parto, ela apresenta-se pontuda ou com formato pouco convencional. A moleira – ou fontanela – é bem evidente. Não fique com medo de tocá-la, pois, embora frágil, é recoberta por uma membrana de proteção.

Porque as fezes do recém-nascido é escura?

Não se assuste com a cor das fezes. Nos primeiros dias, ela é bem escura e um tanto quanto esverdeada, chamada mecônio. Com o passar dos dias, vão se tornando mais claras, chegando a uma coloração amarelo-ovo. Os bebês que são alimentados através do aleitamento materno exclusivo podem ter aumento ou diminuição do número de evacuações. “Dependendo da criança ela pode apresentar várias evacuações ao dia (normalmente uma após cada mamada) ou ficar alguns dias sem evacuar, sem que isso seja considerado anormal”, tranqüiliza a Dra. Juliana Zaccarias.

Como estimular o bebê a mamar nos primeiros dias de vida?

O bebê já nasce com o reflexo da sucção e está pronto para mamar. Contudo, o leite materno nem sempre está “pronto” antes do quarto ou quinto dia, mas o bebê começa a ingerir o colostro, um líquido fino e amarelado que contém proteína e anticorpos para protegê-lo contra infecções. Quanto mais a criança suga o seio, maior é o estímulo para a produção de  leite. O reflexo de identificação de origem e o reflexo de sugar são necessários para a sobrevivência do bebê; sem eles, ele teria dificuldade de aprender a comer. Você pode precisar estimular o reflexo de sugar, a princípio, tocando suavemente o céu da boca do pequeno

Qual será a rotina de sono na primeira semana?

Quando falamos sobre a rotina de sono na primeira semana de vida é muito comum o bebê dormir bastante e não querer acordar, nem para mamar. Fique tranqüila, a natureza é perfeita, pois a maior parte dos recém-nascidos nasce com reservas de açúcar, gordura e líquido para o sustento provisório. Ao dormir, você pode perceber um movimento diferente, como se o bebê tivesse levado um susto. Esse movimento é chamado reflexo Moro. Os braços são arremessados para fora, mas são rapidamente recolhidos para perto do peito. Estes movimentos espontâneos semelhantes tendem a diminuir gradualmente dentro dos dois primeiros meses.

O desenvolvimento do seu bebê na primeira semana de vida

Físico e motor:

  • dorme e acorda o tempo todo;
  • a cabeça e o pescoço são bem moles e caem para frente e para trás;
  • dorme 80% do dia;
  • precisa ser alimentado por volta de oito vezes por dia;
  • os movimentos do corpo são controlados pelos reflexos.

Emocional e social:

  • fica em alerta e tenta se concentrar no rosto ou voz humana;
  • parece gostar do som da voz da mãe;
  • percebe de onde vem o som;
  • por causa do reflexo, suas mãozinhas se mantêm fechadas o tempo todo;
  • pisca com luz forte.

Alimentação:

  • primeiramente o colostro, depois o leite materno.  Não há necessidade de complementar com água, chás ou sucos.

Brincadeiras:

  • nesta fase, proporcione um ambiente tranqüilo. Mas enquanto amamenta, cante baixinho e converse com ele. A presença do papai também é fundamental. Incentive o contato entre eles.
  • móbiles coloridos com músicas suaves são indicados neste período.
Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email