Além de mamar e sujar muitas fraldas, o bebê dorme muito! Isso não quer dizer que ele é preguiçoso, muito pelo contrário, principalmente nos primeiros meses de vida, a tendência é mesmo que os bebês tenham uma rotina longa de sonecas.
Quando recém-nascidos, é fato que eles demoram um pouco para se adaptar fora do forninho. Isso custa muitas horinhas de sono e muitas mamadas. Ambos são fundamentais para o crescimento saudável desse bebê.
Quantas horas de soninho o bebê deve ter?
Alguns bebês dormem mais que os outros e isso não é uma regra, pois entendemos que cada criança tem um ritmo e organismo. É fato que a criança vive em constante mudança, principalmente no sono e que isso reflete muito o seu grau de maturidade e desenvolvimento.
No primeiro mês de vida, quando o bebê está na construção do seu ritmo biológico, a hora do soninho costuma ser de três a quatro horas, isso tanto de dia quanto à noite. E durante os dois meses seguintes, o bebê costuma dormir um período de duas horas tanto de manhã quanto à tarde.
Só aos quatro meses de vida é que os bebês passam a dormir por um longo período à noite, ou seja, vão ficando mais em alerta durante o dia e aproveitando a noite para dormir.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP, a média de horas do sono das crianças é de:
• 16 a 20h – recém-nascidos até 30 dias
• 14 a 15h – bebês até 4 meses de vida
• 13 a 14h – bebês até 12 meses ou 1 ano
• 12 horas – bebês de 1 a 3 anos
Benefícios do soninho do bebê
Um dos benefícios do soninho do bebê está em ajudá-lo em seu desenvolvimento, pois é dormindo que acontece a maturação cerebral, a consolidação da memória e atenção, a ativação do sistema imunológico e a liberação de hormônios do crescimento.
O sono não pode ser negligenciado e tampouco interrompido, porque dormir faz parte do processo de crescimento também. O que muitos papais e mamães não sabem é que os bebês não sabem dormir de forma natural, eles precisam ser ninados e aprender com os hábitos de sono.
Como ajudar o bebê a dormir?
Para os bebês dormirem de maneira adequada, é importante, como dissemos acima, criar os hábitos de sono. A casa e a rotina da família ajudam muito no processo do soninho do bebê.
Durante o dia, por exemplo, conforme o bebê vai crescendo e se desenvolvendo, ele vai tendo percepções de como é a sua casa/morada. Por isso, não se preocupe em deixar a casa mais silenciosa ou escura. Aos poucos ele entenderá que precisa cochilar e se acostumar com os sons e ruídos vindos da rua.
Já quando a noite se aproxima e que você precise que ele tenha uma noite tranquila de sono, é importante se atentar às seguintes dicas:
1. Reduza a iluminação da casa, opte por luminárias
2. Reduza também o volume dos eletrônicos como TV, rádio e celulares
3. Crie um ritual de banho morninho com roupinha seca e fralda limpa para não precisar despertá-lo numa outra troca
4. Fale menos e, se possível, diminua o tom de voz.
5. Leia uma historinha ou cante uma musiquinha, aos poucos você e seu bebê vão criando seus próprios ritos de soninho da noite.
Não se preocupem se ele deva dormir no berço ou na cama, o importante é que tanto mamãe quanto o bebê se sintam seguros para dormir tranquilamente, afinal, uma boa noite de sono é fundamental para ambos.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe usando a #MyLollyBlog
Até a próxima!