Quem não gosta de um beijo e um abraço de alguém que quer declarar o seu amor, não é mesmo? Mas com nossos pequenos, nem sempre os sinais de amor são tão diretos.
Abaixo separamos algumas maneiras, não tão óbvias, do seu filho demonstrar o amor que sente por você óbvios:
O recém-nascido encara você olho no olho. Isso, na verdade, é um grande esforço para memorizar seu rosto. Ele ainda não entenda nada sobre o mundo, mas sabe que, por algum motivo, você é importante.
O bebê pensa em você mesmo quando não está na sua presença. Entre 8 meses e 1 ano, ele começa a fazer cara feia e procurar em volta quando você sair de perto (e a dar risada e mostrar sinais de felicidade na sua volta).
Seu filho faz cada birra de tirar do sério! Esses momentos terríveis não indicam que ele parou de amar você, muito pelo contrário, são sinal de que ele tem enorme confiança nos pais para saber que, mesmo se comportando tão mal, continuará sendo amado.
A criança corre para os braços dos pais depois que se machuca ou quando está triste. Crianças pequenas podem não entender o significado da palavra amor, mas suas ações valem mil palavras. Você será sempre sinônimo de conforto e segurança.
Você recebe uma florzinha do jardim, um coração “pintado” por ele, uma pedra especial ou algum outro presente pensado por ele. Prepare uma pastinha ou caixa para guardar recordações desse tipo. Logo virarão desenhos e bilhetinhos mais elaborados.
Seu filho espera aprovação. Ele tenta ajudar com tarefas da casa e procura por situações em que possa impressionar os pais. “Olha o que eu fiz!” é a frase que mais mostra isso.
Quando cresce, ele conta segredos para você. Pode ser a primeira paixão escolar ou um momento em que passou muita vergonha. Você é o ombro amigo das horas boas ou difíceis, mesmo que aqueles abraços em público não sejam lá muito frequentes.