A pandemia ainda não acabou, mas muitas escolas já iniciaram o ano letivo ou se preparam para a retomada das aulas presenciais. Neste cenário, mães que retornaram ao trabalho e não têm com quem deixar os filhos, estão preocupadas com a possibilidade de contágio.
Sendo assim, é importante que os pais tomem alguns cuidados para garantir a maior segurança possível. O biomédico dos laboratórios DMS Burnier, Alexandre Veronez, dá 10 dicas para auxiliar pais e responsáveis nessa prevenção.
Medidas preventivas
1. Higienizar a mochila escolar diariamente após o retorno para casa.
2. Higienizar os materiais utilizados na escola, como livros, estojos e cadernos.
3. Higienizar os potes ou embalagens de lanche, quando enviados.
4. Higienizar os sapatos ao chegar em casa.
5. Lavar os uniformes diariamente.
6. Lavar as máscaras de proteção após o uso na escola.
7. Sempre enviar ou levar máscaras extras para a escola.
8. Tomar banho após a chegada da escola.
9. Reforçar aos filhos o uso constante do álcool em gel na escola.
10. Reforçar aos filhos a importância do distanciamento social.
Estrutura
Além das medidas de segurança que você pode controlar, vale monitorar se a escola está fazendo a parte dela. Abaixo relacionamos alguns cuidados:
• O recomendado é que seja disponibilizado álcool em gel 70% em todos os espaços da estrutura, especialmente nas salas de aula.
• Outra dica importante é a limpeza e desinfecção dos ambientes da escola, sobretudo das salas de aula, que deve ocorrer após o uso dos espaços, tanto do chão quanto das superfícies.
• Ambientes como cantinas e refeitórios devem ser demarcados para que os alunos consigam identificar visualmente a distância que eles devem manter do colega e dos colaboradores que estiverem no local.
Com essas práticas, a volta às aulas presenciais será, com certeza, mais tranquila e segura!