Primeiros dentinhos do bebê

A dentição é um marco importante no desenvolvimento infantil, mas podem causar muito incômodo, por isso selecionamos algumas dicas essenciais para aliviar o desconforto do nascimento dos primeiros dentinhos do bebê

Idade dos primeiros dentinhos

A erupção dos primeiros dentinhos do bebê geralmente começa entre os 6 meses e 1 ano de idade, mas isso pode variar de uma criança para outra. Os primeiros dentes que costumam aparecer são os incisivos inferiores centrais, seguidos pelos incisivos superiores centrais. Em seguida, os outros incisivos, molares e caninos vão surgindo ao longo do tempo.

Primeiros dentinhos do bebê, desconfortos e sintomas

O processo de erupção dentária pode ser desconfortável para a criança, e alguns sintomas comuns incluem inchaço ou vermelhidão na gengiva, irritabilidade, aumento da salivação, leve febre, falta de apetite e problemas para dormir.

Existem algumas maneiras de aliviar o desconforto do nascimento dos primeiros dentinhos do bebê, como massagear suavemente as gengivas dos pequenos com escova massageadora, oferecer alimentos frios ou gelados, oferecer pedaços de frutas resfriadas e, principalmente, oferecer um bom mordedor.

Mordedores, alívio para desconfortos dos primeiros dentinhos

Para aliviar os desconfortos dos primeiros dentinhos o ideal é que você ofereça mordedores para seu filho mastigar e massagear a área. Eles são feitos de materiais seguros para morder e mastigar, geralmente mordedores de silicone, borracha ou plástico não tóxico.

Os mordedores têm diferentes texturas e relevos na superfície, que ajudam nesse processo. Eles vêm em diferentes formas e tamanhos, incluindo anéis, chaves, animais ou formas específicas. Alguns modelos podem ser colocados no refrigerador para serem oferecidos gelados, pois a baixa temperatura ajuda a reduzir a inflamação nas gengivas.

Lembre-se de que cada bebê é único, por isso é importante experimentar diferentes tipos de mordedores para encontrar o mais adequado.

Intercorrências possíveis

– Gengivas inchadas e sensíveis: Isso pode causar desconforto e irritabilidade na criança.

– Diarreia e febre: Alguns pais associam o nascimento dos dentes com diarreia e febre leve, mas não há comprovação científica dessa relação direta.

– Pequenos caroços ou cistos de erupção: Às vezes, um pequeno caroço pode se formar na gengiva antes do dente surgir, mas geralmente desaparece sem intervenção.

Cuidados com a higiene bucal

Assim que o primeiro dentinho surgir, é importante começar a higienização bucal. Use uma escova de dentes infantil macia e sem pasta dental até 2 anos de idade, e após isso, utilize uma quantidade mínima de pasta com flúor. Recomenda-se que a criança visite o dentista pela primeira vez por volta do primeiro aniversário ou após o surgimento do primeiro dentinho. O dentista pode fornecer orientações sobre a higiene bucal e monitorar o desenvolvimento dos dentes da criança.

Todos passam por esse momento, proporcionar carinho e conforto durante esse período desconfortável, dar atenção, e todos os cuidados citados anteriormente tornarão essa fase bem mais tranquila para os pais e para o bebê.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email