Os primeiros dentes do bebê costumam nascer no período de 6 meses a 1 ano de idade, período no qual o pequeno pode sofrer com inchaço e coceira na gengiva e apresentar comportamento irritadiço pelo desconforto provocado pela nova dentição. Choro e falta de apetite também podem ser comportamentos recorrentes, já que a criança muitas vezes não consegue verbalizar o motivo do incômodo e da dor.
Há diversas maneiras de proporcionar alívio para o bebê nesta fase, incluindo mordedores ou toalhas geladas que, quando pressionados na gengiva, reduzem o mal-estar. Papinhas e purês gelados também ajudam a melhorar o incômodo do nascimento dos dentinhos, além de facilitar a rotina alimentar em um período no qual a criança pode estar mais resistente para comer.
Massagens com gazes umedecidas ou dedeiras de silicones também são ótimas aliadas e podem ser realizadas diariamente, desde que tudo seja devidamente higienizado, a fim de evitar infecções. Além de ser útil para ajudar com a questão dos dentinhos, é mais um jeito de mãe e filho ficarem próximos e curtirem um ao outro.
Lembre-se também que há odontopediatras especializados nessa faixa etária e que, se necessário, podem prescrever anestésicos adequados para o bebê, além de fazer todo o acompanhamento necessário para uma saúde bucal correta desde a mais tenra idade.