Mãe de primeira viagem: 13 coisas que você precisa saber sobre a maternidade!
Você é mãe de primeira viagem? Então está no lugar certo! Hoje, vamos conversar sobre o que você precisa saber para encarar essa fase incrível! São tantas perguntas, né?! Continue acompanhando este artigo e esclareça suas dúvidas sobre o universo materno!
Boa leitura!
As 13 coisas que toda mãe de primeira viagem precisa saber sobre a maternidade
1 – Cada gestação é única
Sim, cada gestação é única! Isso significa que cada mulher terá uma necessidade diferente durante sua gravidez. Por isso, é muito importante ter acompanhamento médico, é ele quem determinará o que é melhor e mais saudável para você e o seu bebê!
2 – Escolha um médico de confiança
Escolher um médico que você confie é um dos passos mais importantes durante a gestação! Considere procurar outras mamães que tiveram sua gravidez acompanhada por ele e converse sobre suas experiências, inclusive o parto. Isso te deixará mais segura e tranquila de que fez a escolha certa!
3 – Escolha um hospital e conheça suas instalações
Tão importante quanto a escolha do médico, é a escolha do hospital em que você dará a luz! Seja na rede pública ou privada, faça uma visita na ala da maternidade e também não deixe de conversar com mamães que tiveram seu parto no local! Saber sobre as instalações e equipe de médicos e enfermeiros presentes trará maior conforto e calma para este momento mágico!
4 – Faça uma lista do que comprar
Faça uma lista de todos os itens que deseja comprar para você e o bebê. Depois veja se tudo isso realmente é necessário e usável. Reveja quantas vezes quiser! Opte também pela opinião e sugestão de pessoas mais experientes no assunto. Vale pesquisar e comparar preços em diversos sites e lojas físicas e claro, aproveitar as promoções!
5- Bolsa Maternidade
Algumas semanas antes da data marcada para o parto, é importante arrumar sua bolsa maternidade! Dentro dela estarão todos os produtos que você e seu bebê precisarão durante a estadia no hospital. Dúvidas sobre o que levar? Sugerimos os itens abaixo:
Bebê: – Macacões;- Luvas, gorros e meias;- 1 pacote de fraldas tamanho RN;- Saída maternidade;- Lenços umedecidos.
Mamãe:
– Absorventes pós-parto;- 2 camisolas com aberturas para amamentação;- Chinelo ou pantufa confortável;- Calcinhas confortáveis;- Sutiã de amamentação;- Meia;- Roupas para sair da maternidade;- Produtos de higiene pessoal.
6- Os primeiros meses do bebê são realmente cansativos
Um bebê recém-nascido requer muita dedicação o tempo todo! As mamadas durante a madrugada, trocas de fraldas, cólicas e choros dele serão frequentes, sendo assim, a sua qualidade e tempo de sono serão reduzidas! É importante manter uma alimentação saudável e dormir sempre que puder para sentir-se disposta a encarar as noites acordadas.
7 – Aprenda a aceitar ajuda
Como lemos acima, os primeiros meses do bebê são realmente cansativos! Não deixe de aceitar a ajuda da sua mãe, avó, tia ou amigas para os cuidados da casa, comida e demais tarefas! Por mais que você queira dar conta de todo o trabalho, ser ajudada por outras pessoas não te faz menos capaz, ok? A ajuda também vale para o bebê! Não tenha medo de pedir um amparo na hora do banho, da amamentação, trocas de fraldas e afins.
Quer saber mais dicas sobre a maternidade? Acesse nossas redes sociais e confira!
8 – Crie uma rotina
Bebês possuem a necessidade de se sentirem seguros. Por este motivo, criar uma rotina o ajudará a se acostumar com o mundo fora do útero, diminuindo desconfortos e estresse! Estabeleça horários para o banho, sonecas da tarde e também para o sono da noite, porém, mantenha a amamentação em livre demanda.
9- Inclua o pai no dia a dia do bebê
Geralmente, o vínculo entre mãe e bebê são instantâneos e o mesmo não acontece com o pai, afinal a “ficha” dele só cai mesmo após o nascimento do filho, rs.
Por isso, é muito importante incentivá-lo a participar da rotina. Considere deixar que ele faça as coisas do modo dele, sem muitos palpites e intervenções. É durante estes momentos que você conhecerá o seu parceiro como pai e passará a admirá-lo ainda mais!
10- Tenha tempo para você
Apesar de todo o cuidado e dedicação que um neném precisa, cuidar da autoestima faz bem para a alma e também para a saúde.Tire um tempo para si mesma e cuide-se! Vale deixar o anjinho com a vovó, com a titia ou até mesmo com o papai, entre as mamadas, para uma ida ao cabeleireiro, manicure ou um café com as amigas! Mamãe feliz, família feliz!
11 – Errar faz parte
Leia com a gente: NÃO EXISTEM MÃES PERFEITAS! EXISTEM MÃES REAIS! Errar faz parte da maternidade e tá tudo bem, ok? Ninguém nasce sabendo e cada uma possui sua própria realidade e aprendizado. Chore se necessário, mas não se culpe por estar fazendo o melhor que você pode! Para o seu filho, você é a melhor mamãe do mundo e somente isso importa!
12 – Volte a trabalhar sem culpa
A licença-maternidade é um momento importante para a conexão única entre mães e filhos, porém, ela acaba. Muitas mulheres sentem-se culpadas por voltar a trabalhar, seja por necessidade ou por vontade própria! Se você deseja retomar sua carreira, vá em frente e siga seus sonhos! Antes do fim da licença, pense com calma e decida quem cuidará do seu anjinho! Seja com a vovó, titia, babá ou uma creche, certifique-se que ele estará aos cuidados de alguém de confiança para que você possa trabalhar com tranquilidade.
13 – Curta e registre todos os momentos
Por fim, porém não menos importante, curta e registre todos os momentos da gravidez e do seu filho! Registre o crescimento da barriga, o parto, a primeira papinha, primeiros passos, momentos engraçados… Tudo é válido! Com o passar do tempo, é natural que a gente se esqueça de alguns detalhes da nossa gestação e dos pequenos avanços dos nossos nenéns. Essas lembranças serão importantes para reviver, sempre que quiser, toda a magia e encanto que é a maternidade!
Essas foram as 13 coisas que toda mãe de primeira viagem precisa saber! Se você tem alguma dúvida que não foi abordada aqui, deixe nos comentários!
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de dicas e entretenimento sobre a maternidade.
Até a próxima!