Os Potes para Leite Materno Lolly promovem praticidade, higiene e cuidado ao armazenar o leite. Facilita o transporte, evita vazamentos e o contato com o cheiro de alimentos na geladeira e/ou freezer. O gargalo do pote é Super Higiênico e compatível com roscas de mamadeiras de gargalo estreito. * A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde do Brasil recomendam aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses.

Leite materno: como armazenar de modo correto

Existem muitas dúvidas quando o assunto é estocar o leite materno. Conversamos com a Talita Neves consultora de amamentação da Plan4Mamy, que ensina como estocar e descongelar o leite garantindo a manutenção dos nutrientes e a segurança do bebê.

Quais as vantagens de estocar o leite materno?

O leite materno é o alimento mais completo para o bebê. Possui todos os nutrientes necessários para sua nutrição e desenvolvimento. A grande vantagem de armazenar o leite materno é garantir que o bebê continuará se alimentando com esse líquido poderoso mesmo na sua ausência, seja porque sua licença maternidade acabou ou para momentos que precisa se ausentar. 

Quanto tempo o leite materno pode ficar congelado?

Esse assunto gera algumas dúvidas e até polêmicas, pois existem duas recomendações: a americana e a brasileira. A Associação Americana de Pediatria e o CDC – Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA recomendam que o leite congelado é melhor utilizado em até 6 meses, mas que pode ser congelado por até 1 ano.

Já a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e o Ministério da Saúde brasileiro recomenda que o leite materno fique armazenado de 15 a 30 dias. 

De acordo com o Talita Neves, especialista em amamentação, com certificação internacional de Baby Planner, desde que você tenha controle da higiene do ambiente em que está extraindo, tome os cuidados necessários, e que seu freezer seja de porta independente da geladeira, chegando a temperatura de -18°C, pode ser usado o protocolo americano.

Quanto tempo o leite materno pode ficar na geladeira sem congelar?

Para evitar contaminações, mantenha o leite materno na geladeira por, no máximo 4 dias se for usado protocolo americano. Se a intenção for utilizar o leite após esse período, o melhor é congelar em potes adequados para esse fim. Não deixe o recipiente na porta da geladeira. Procure guardá-los na parte mais alta, isto é, na parte mais fria do refrigerador.

Os Potes para Leite Materno Lolly promovem praticidade, higiene e cuidado ao armazenar o leite.
Facilita o transporte, evita vazamentos e o contato com o cheiro de alimentos na geladeira e/ou freezer.
O gargalo do pote é Super Higiênico e compatível com roscas de mamadeiras de gargalo estreito.

* A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde do Brasil recomendam aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses.

Quanto tempo o leite materno coletado pode ficar fora da geladeira?

O leite materno pode ficar fora da geladeira por no máximo 2 horas. Em dias muitos quentes esse tempo deve ser reduzido para 1 hora. Uma vez aquecido ou passado esse tempo, deve ser descartado.

O que é necessário para armazenar o leite materno?

– Estar em um ambiente limpo e confortável para extrair o leite.

– Dispor de um freezer que congele a menos de -18C e que tenha espaço específico para o armazenamento de leite. 

– Verificar se o fornecimento de energia no seu bairro não costuma apresentar instabilidade

– Providenciar uma bomba de extração de leite, coletor e os potes de congelamento adequados

Como congelar o leite materno?

O recomendável é que você congele o leite logo depois da ordenha, para que possa preservar ao máximo os nutrientes. Você pode usar a bomba extratora ou o Coletor para retirar o leite.

Todos esses acessórios precisam estar limpos e esterilizados: bomba extratora, coletor de leite materno e potes para armazenamento. 

-Tenha uma bucha específica para higienizar esses itens.

-Deixe tudo de molho por alguns minutos.

-Separe um local limpo para escorrer os materiais depois de lavar. Se precisar secar, também tenha um pano de prato exclusivo para os itens de amamentação ou use um papel toalha.

-Lembre-se de separar todas as partes da bomba de extração, inclusive as válvulas (membranas).

-Prefira usar um detergente hipoalergênico próprio para bebês (dê preferência aos que não têm cheiro) e lave bem após o uso. O ideal é que a esterilização dos acessórios de ordenha seja feita diariamente para bebês até 3 meses de idade, prematuros ou que apresentam alguma doença. Você pode esterilizar com acessório próprio para esterilização, na máquina de lavar louças com secagem quente, ou escaldando com água fervente por aproximadamente 10 minutos.

Qual a quantidade ideal de leite materno para cada pote?

Após a ordenha com a Bomba Extratora ou a coleta do leite excedente que sairá no Coletor, acondicione nos potes esterilizados e congele volumes entre 100ml e 150ml. Se passar de 150ml, há o risco de ter que jogar fora caso o bebê não mame tudo. Uma dica é ter algumas unidades de 50ml para que, se você precisar de um pouco mais de leite, não tenha que descongelar um pote cheio. Com o passar dos dias você vai percebendo as quantidades ideais.

Caso você tenha ordenhado um volume muito pequeno, pode ir acrescentando neste mesmo pote o leite de outras extrações até atingir o volume que você considera ideal. Faça a anotação da data e do volume congelado na primeira ordenha. Essa será sua data de referência.

Como descongelar e aquecer o leite materno?

Chegou a hora de oferecer o leite armazenado. Para descongelar você deve aquecer a água e deixar o pote com leite materno em banho maria até que chegue a temperatura ambiente.

Atenção:

O leite materno não pode ser aquecido em micro-ondas.

Não agite o leite materno, apenas faça movimentos circulares para que ele seja por completo diluído.

*Vale lembrar que as diretrizes do Ministério da Saúde do Brasil, orienta o tempo de armazenamento de apenas 15 dias. Converse com o pediatra ou consultora de amamentação da sua confiança para juntos determinarem quais diretrizes vão seguir.

Consultoria: Talita O. Neves, Baby Planner certificada internacionalmente pelo International Parenting & Health Institute, especializada em Amamentação e Sono

Consultoria: Talita O. Neves, Baby Planner certificada internacionalmente pelo International Parenting & Health Institute, especializada em Amamentação e Sono

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email