A higiene do bebê: aprenda sobre troca de fraldas, limpeza do coto umbilical e como cortar as unhas

A higiene do bebê é bem peculiar, principalmente nos recém-nascidos. Algumas mães ficam receosas quanto a esses cuidados. Porém, aos poucos, vão se acostumando e se tornam experts no assunto. 

Como cuidar do umbigo do recém-nascido

Limpar e cuidar do coto umbilical é bem simples. Para se entender melhor, o cordão umbilical era o responsável por levar os nutrientes, oxigênio da placenta para o feto, durante a gravidez. Logo após o nascimento, ainda na sala de parto, o médico corta o cordão, deixando um pedaço de pele, que será preso por um tipo de grampo específico que segura o coto e não faz sangrar.

A maioria das mães têm uma certa aflição em tocar o local, com medo de machucar o bebê. Mas se não for higienizado de forma correta, aí sim, pode ocorrer uma inflamação no local. Portanto, caso você perceba que a região em volta do umbigo está avermelhada e com secreções, avise imediatamente o médico.

No banho, lave o local com água e sabão. Em seguida, seque o local delicadamente sem esfregar. Limpe o local com hastes de algodão embebidas em álcool a 70%, vendidos em drogarias. Basta levantar o coto e limpar embaixo dele e depois secar com algodão novamente. Importante não deixar o local úmido. Não use qualquer tipo de curativo, nem faixas e nem moedas, deixando de lado as crendices popular. A limpeza deve ser feita todos os dias, até que o coto caia. No entanto, continue higienizando o local por mais 3 dias. A higiene mumifica a pele, que quando estiver completamente ressecada, desprende e cai sozinha. Em geral, o coto vai secando e, por volta de uma semana após o nascimento do bebê, ele cai.

No entanto, antes de cair são normais alguns discretos sangramentos, que sujam um pouco a fralda. Um detalhe: se o bebê chorar, enquanto você faz a limpeza, não se preocupe. Na certa, ele acha estranho o contato com o álcool geladinho.

Higiene íntima do bebê: meninos e meninas

Fazer a higiene íntima dos pequenos tem lá suas diferenças.

Será que vou machucar o bebê? Devo puxar a pelinha do pênis?

Parece que não, mas é bem diferente limpar meninos e meninas.

Portanto, siga algumas instruções e caso ainda fique com dúvidas, logo na primeira consulta peça orientação para o pediatra. Essas dúvidas são bem comuns, e não acontece só com as mães de primeira viagem. Quem tem um menino, por exemplo, e depois ganha uma menininha, fica confusa na hora da higienização também. 

Como trocar as fraldas das meninas:

Nas pequenas, a uretra é mais curta, e o ânus é mais próximo da vagina, por isso corre-se o risco de contaminações pelas fezes, que podem resultar numa infecção urinária, por exemplo. Portanto, a higienização precisa ser rigorosa.

– Abra a fralda e retire o excesso de fezes com lenços macios de papel, ou utilizando a parte limpa da fralda.

– Levante as perninhas e abra a vulva. Com um algodão embebido em água morna remova os resquícios de cocô.

– Cada vez que utilizar um algodão descarte-o imediatamente. Com outro algodão limpo e umedecido, limpe bem as dobrinhas, o bumbum e a região que vai até a barriguinha. Importante: limpe sua pequena sempre no sentido da vagina para o ânus, evitando assim contaminações.

– Depois de bem limpa, seque-a com algodão e em seguida aplique um creme contra-assaduras. Depois é só fechar a fraldinha.  

Como trocar fraldas dos meninos

Aparentemente limpar meninos, parece ser mais fácil. Esteja preparada para levar uma esguichada! Portanto, deixe sempre uma fraldinha ou pano no trocador.

Além disso, é necessário um cuidado especial com a pele que cobre o pênis. Atualmente a maioria dos pediatras orientam a puxar delicadamente o prepúcio (a pele que recobre o pênis) para tirar resíduos. Mas atenção, nunca puxe com força. Antigamente, os médicos recomendavam uma massagem mais rigorosa, mas hoje em dia essa indicação não é mais válida.

Na hora do banho, ao passar o sabonete, puxe delicadamente, sem forçar, o prepúcio para fazer uma limpeza mais eficaz.

– No trocador, retire a fralda e use a parte limpa para retirar o excesso de cocô. Comece limpando o pênis. Com água morna limpe o local.

-Passe o algodão no sentido do pênis para o ânus. Nunca repasse o mesmo algodão sujo, sempre descarte-o e pegue um novo e limpo.

-Limpe as dobrinhas e virilha. Afaste os testículos e limpe também os resíduos acumulados por baixo dele.

– Depois da limpeza seque o local e passe uma pomada anti-assaduras, mas evite passar na ponta do pênis. 

Como cortar as unhas do bebê

Alguns bebês já nascem com a unhas bem compridas e podem até mesmo se arranhar. Portanto, providencie uma tesoura com pontas arredondadas e lâminas curtas, para se evitar machucar o bebê acidentalmente. Se for ainda um recém-nascido, a tarefa será mais simples. Você pode inclusive cortar as unhas, enquanto ele dorme.

Já o bebê mais velho, talvez acorde enquanto você faz o corte, portanto o mais fácil é tentar distraí-lo. Coloque-o entre suas pernas de costas para você. Corte a unha sem arredondar as pontas, para evitar que a unha encrave. Nunca retire cutículas. Caso a unha estiver “pegando”, passe levemente uma lixinha suave, específica para bebês.    

Caso tenha dúvidas, nas consultas ao pediatra ele poderá te ajudar com dicas importantes de cuidados e higiene do bebê.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email