A maternidade é um momento de muitas alegrias, mas também de muitos desafios e transformações para a mulher. Durante o período gestacional, o corpo passa por mudanças emocionais, sociais e físicas como: cansaço, retenção de líquido, flacidez, aumento de peso, falta de ar, tensão e desconfortos devido às alterações hormonais. Isso ocorre porque a gravidez é um processo fisiológico que prepara o corpo para o desenvolvimento do bebê e para o parto. Mesmo que não exista nenhuma fórmula mágica para evitar essas transformações, há procedimentos estéticos capazes de minimizar estes incômodos, ajudando a mulher a se adaptar ao período gestacional com qualidade de vida.
A drenagem linfática manual para as gestantes é um tipo de massagem muito leve e que ajuda a diminuir o cansaço nas pernas, o desconforto dos tornozelos e os pés inchados. Além disso, a massagem serve como um relaxamento, aliviando a tensão e as dores musculares, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da grávida. No pós-parto, a drenagem ajuda a eliminar o excesso de líquidos do organismo da mãe e a melhorar suas defesas.
Os benefícios da drenagem linfática:
Melhora a nutrição das células e a oxigenação dos tecidos;
Estimula a circulação venosa e linfática;
Reduz a retenção de líquido;
Diminui os inchaços típicos da gravidez;
Estimula a lactação e a dessensibilização das mamas, preparando-as para a amamentação;
Previne e combate varizes e a sensação de pernas cansadas;
Combate a celulite e estrias;
Alivia tensões e reduz dores musculares;
Melhora o sono;
Ativa o sistema imunológico.
O recomendado pelos especialistas é realizar até duas sessões por semana. No entanto, o resultado fica mais visível quando se associa a uma alimentação saudável, rica em frutas, carnes magras e legumes, além da ingestão de, pelo menos, 2 litros de água por dia.
Este procedimento deve ser realizado por um profissional habilitado. Por isso, sempre consulte um especialista para uma avaliação inicial que defina a opção de tratamento mais adequada.