Como ter uma horta em casa?

Que tal colocar na prática aquela sua resolução por uma vida mais saudável? Ter uma pequena horta em casa ou no apartamento pode ser o empurrãozinho que falta rumo a refeições caseiras cheias de sabor e um toque extra para sua família. E pode ser mais fácil do que você imagina! Só requer alguns pequenos cuidados.
Para quem é iniciante o ideal é começar com o cultivo de alguns temperos. Além de serem mais fáceis para plantar e cuidar, ocupam pouco espaço e trazem frescor para dentro de casa e sabor extra para sua comida.
Antes de tudo verifique onde sua horta vai ficar, certifique-se que seja um lugar que receba no mínimo 6 horas de luz para que as plantas possam crescer fortes. Você pode utilizar o que tiver em casa para iniciar o plantio, pode ser vasos, latas, jardineiras ou outro recipiente qualquer.
Para começar, coloque no fundo do recipiente argila expandida, seguida por uma manta geotêxtil, para facilitar a drenagem e segurar a terra no lugar sem que escoe toda vez que receber água. Depois coloque terra para plantio, faça um buraco e coloque a muda, de acordo com o tamanho do vaso e tomando cuidado com a raiz da planta. Em seguida complete com terra e regue.
Cada temperinho possui sua característica para plantio e cuidados que precisam ser respeitados. Por isso, separamos aqui um pequeno guia com as ervas mais comuns:
Hortelã: pede um vaso maior e só para ele, pois suas raízes ocupam mais área do que outras plantas
Salsinha: também se desenvolve melhor sozinha em um vaso, já que tem raízes mais profundas.
Cebolinha: sempre tire totalmente os talos ao colher, nunca tire apenas metade.
Manjericão: sabe aquele manjericão que você comprou? Pois é possível usar um raminho para plantá-lo na sua casa. É só tirar as folhas deixando três no alto do ramo, cortar o final do caule na diagonal e colocar a metade dele imersa na terra e regar.
Alecrim: para colher, sempre retire menos da metade do raminho, para dar continuidade ao crescimento dele.
Tomilho: se adapta bem até nos vasos menores.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email