A prática de atividades físicas é essencial em qualquer fase da vida. Os adultos buscam alternativas esportivas para melhorar a qualidade de vida, mas os exercícios físicos também são muito importantes para as crianças em seu desenvolvimento físico, cognitivo e social, além de trazerem benefícios para a sua saúde mental. Desde o primeiro ano de vida, a criança deve ser estimulada a fazer atividades físicas recreativas diariamente, de preferência ao ar livre.
Logo nos primeiros meses de vida, a criança já é estimulada a engatinhar, manipular objetos diferenciados, segurar, puxar e levantar. Ao longo do seu crescimento, brincadeiras como pega-pega, pular amarelinha, pedalar, jogar bola e corda são algumas das escolhas para as quais as crianças podem ser direcionadas.
A natação, por exemplo, é um esporte indicado para bebês que ainda não sabem andar. Além de auxiliar no tratamento de alergias respiratórias, a atividade aquática aumenta a imunidade, a capacidade respiratória, fortalece o sistema de defesa e melhora a circulação sanguínea, entre outros benefícios.
Os exercícios físicos não ajudam apenas a fortalecer os ossos e músculos. Eles também melhoram o condicionamento físico das crianças, promovendo flexibilidade e estabilidade. Além disso, as crianças ativas apresentam habilidades motoras mais desenvolvidas, dominando mais cedo tarefas básicas, como se alimentar, amarrar cadarços e escrever.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda ao menos 60 minutos diários, não necessariamente contínuos, de atividade física de intensidade moderada. A diversidade de atividades vai garantir aos pequenos uma base de proteção para lesões precoces, ajudará na coordenação motora, no controle de peso e ainda aumentará as chances de eles terem um futuro mais ativo. Ela também pode garantir uma maior adesão à prática regular de atividades físicas na idade adulta.
Os benefícios da atividade física
• Estimula o Crescimento e Desenvolvimento;
• Melhora a Postura e o Equilíbrio;
• Fortalece Ossos, Músculos e Articulações;
• Promove o Domínio do Corpo;
• Eleva a Autoestima;
• Incentiva a Socialização;
• Promove a Saúde;
• Minimiza a Obesidade e a Depressão;
• Minimiza Doenças relacionadas ao Sedentarismo;
Os esportes, assim como os bons hábitos de alimentação, são aliados da saúde. Adotando uma atitude correta em relação à atividade física, a vida da criança fica mais saudável e feliz. Sempre converse com um profissional de saúde ou com o pediatra de sua confiança para orientações sobre qual atividade é mais adequada para seu filho e para informações complementares.