Arroto após amamentação

Os bebês arrotam pois durante a mamada engolem ar e este se acumula no estômago e nos intestinos.

A quantidade de ar pode variar de bebê para bebê e também muda de acordo com a via que se mama, podendo causar mais cólicas em alguns do que em outros.

Mamadeira X Peito

Os bebês que tomam leite artificial pela mamadeira engolem mais ar e, consequentemente, apresentam mais cólicas do que os amamentados ao seio. Isto acontece pois o fluxo de leite da mamadeira é continuo e independe da sucção do bebê, que não consegue controlar sua intensidade e, no ímpeto de engolir o leite que vem em grande fluxo, acaba engolindo maior quantidade de ar.

Já o fluxo vindo da mama depende totalmente da sucção do bebê, por isso o mesmo acaba por engolir menos ar.

Mas e então, é obrigatório ao bebê arrotar?

Como visto acima, nem sempre o bebê vai engolir ar! Desta forma, nem sempre o bebê irá arrotar.

Algumas mães ficam bastante preocupadas quando seus pequenos não arrotam e permanecem longos períodos com eles elevados aguardando que isto ocorra.

Como é muito difícil mensurar a quantidade de ar engolida pelo bebê durante a mamada(seja aquele amamentado ao seio, seja aquele amamentado com mamadeira) é importante sempre dar a ele a chance de arrotar. Então é recomendado deixá-lo elevado 20 minutos após cada mamada para facilitar a liberação do arroto e também para ajudar o esvaziamento gástrico.

Caso não ocorra, não se preocupe, pode deixar o bebê dormir normalmente.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email