Você sabe como identificar a alergia ? De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia cerca de 8% de pessoas no mundo têm alguma forma de alergia alimentar. Conheça os sintomas e saiba como agir em cada caso
A alergia é uma resposta exagerada do nosso sistema de defesa. Sempre que algum invasor entra no organismo, o sistema imunológico trata de combatê-lo. A alergia alimentar ocorre quando o sistema de defesa do nosso organismo acredita que uma substância alimentar, até então inofensiva, é perigosa. Para se defenderem dessas substâncias, as células do sistema imune produzem moléculas chamadas anticorpos, iniciando os mais variados sinais e sintomas.
Diferença entre alergia alimentar e intolerância
É muito comum as pessoas confundirem alergia alimentar e intolerância a certos alimentos. Além disso, existe uma diferença entre alergia, que é a resposta exagerada do sistema imunológico, e a intolerância a alimentos, que é a dificuldade do organismo em digerir certos alimentos. Embora o tratamento seja basicamente igual nos dois casos, a diferenciação não é tão importante.
Os sintomas da intolerância alimentar podem demorar aparecer, sendo facilmente confundidos com outras doenças, como obesidade, constipação, depressão, insônia, edemas, etc. No nosso país, é muito comum a intolerância ao leite, queijo, trigo, ovos, laranja, cacau, e tomate, alimentos freqüentes na mesa.
Atualmente as crianças estão apresentando mais alergia alimentar?
Porque as mães não se preocupam com a sua dieta desde a gestação e estão amamentando menos os seus filhos e introduzindo alimentos industrializados precocemente (antes dos 04-06 meses de idade). Na fase da introdução alimentar é muito importante os pais oferecerem os alimentos de maneira gradual.
O aleitamento materno exclusivo até no mínimo 06 meses de idade é um fator protetor que diminui o risco das crianças virem a ter alergias alimentares. Outro motivo é que nossos alimentos estão cada vez mais industrializados, processados e cheios de aditivos químicos, principalmente conservantes e corantes. Estima-se que 6% das crianças menores de três anos de idade apresentem algum tipo de alergia alimentar e esse número parece estar em crescimento.
O que é alergia a lactose? Existem crianças mais propensas?
A lactose é uma proteína presente no leite de vaca, responsável por muitos casos de alergias em crianças. As mais propensas são aquelas que têm contato com o leite de vaca precocemente, ou seja, antes dos 06 meses de idade ou que tenham pais com histórico de alergias alimentares.
Quais são os alimentos que mais provocam alergia?
Qualquer alimento pode provocar alergia, porém os principais são: leite de vaca, trigo, ovos, soja, amendoim, nozes, cacau, milho, tomate, frutos do mar e peixes. A alergia alimentar por leite de vaca, ovo, trigo e soja geralmente desaparecem na infância. Já a alergia a frutos do mar, amendoim e nozes podem durar mais tempo, inclusive por toda a vida, dessa forma é importante estar sempre atento independente da idade.
Alimentos industrializados tendem a causar alergias?
A alergia aos aditivos encontrados em alimentos industrializados é rara, sendo os sulfitos, glutamato monossódico e tartrazina os mais implicados nessas reações.
Existem 2 tipos de alergias: a imediata e a tardia. Quais são os sintomas?
A resposta alérgica pode ser imediata ou tardia, assim, o principal cuidado é evitar o alimento. A resposta alérgica imediata aparece de 15 a 30 minutos depois do contato com a substância que provoca alergia. Os sintomas mais comuns são: vermelhidão na pele, prurido (coceira), edema facial, edema nos lábios, vômitos, diarréia, rinite, asma e até anafilaxia com hipotensão e choque.
A resposta tardia chega a levar horas e até dias para se manifestar clinicamente após o contato com o alimento. Os sintomas não são tão específicos e por isso, podem manifestar-se como gastrite, esofagite, dor abdominal, refluxo gastroesofágico, fezes amolecidas ou diarreia, dermatite herpetiforme com lesões pápulo-vesiculares e asma, entre tantos outros.
Porque alguns corantes causam alergias?
Porque são substâncias estranhas ao nosso organismo e o nosso sistema de defesa pode se sensibilizar a qualquer substância deste tipo, podendo levar até reações alérgicas mais graves.
Frutos do mar como o camarão também são causadores? Porque?
Sim! Porque eles têm proteínas que podem sensibilizar o organismo da criança, principalmente uma proteína chamada tropomiosina. Essa alergia pode ser muito perigosa e durar para o resto da vida.
Existem casos graves de alergia alimentar? Quais os sintomas?
Essas reações graves e fatais podem ocorrer em qualquer idade, mesmo na primeira exposição ao alimento, porém os mais susceptíveis são os adolescentes e adultos jovens portadores de asma e alérgicos a frutos do mar, nozes e amendoim. Por isso, os pais devem ficar atentos e levar seu filho imediatamente a um hospital ao perceber sinais e sintomas de alergia, como urticária e vermelhidão na pele, dificuldade de respirar, crise de asma, hipotensão, sonolência, edema facial e nos lábios, náuseas, vômitos e diarréias, entre tantos outros sintomas . Da mesma forma, em casos de crianças com alergias severas, o pediatra ou alergista poderá orientar os pais a levarem consigo sempre uma injeção com adrenalina, dessa forma, poderão aplicar no músculo da criança se a mesma tiver contato acidental com o alimento.
Fonte: Dr. Alexander Luiz Gomes de Azevedo – Médico Nutrólogo, Pós-graduado em saúde da família pela USP – Universidade de São Paulo, Autor dos livros: “As 11 Dietas mais Famosas do Mundo”, “A Dieta Antiinflamatória” e “Pais Inteligentes, Filhos Saudáveis”. Diretor técnico internacional na Academia Latino-Americana de Nutrologia – ALAN.