Gripe Durante A Gestação

Enfrentar uma gripe durante a gravidez não é fácil. Afinal, sem a possibilidade de tomar antigripais, que podem provocar taquicardia e queda na pressão arterial – alterando a oxigenação do bebê – as futuras mamães têm que lidar com sintomas como dores no corpo, tosse e nariz entupido ao mesmo tempo em que o corpo passa por uma série de transformações, inclusive hormonais.

É de extrema importância repousar nesse período, manter-se hidratada e investir em uma alimentação rica em vitamina C até que a gripe vá embora. Apesar de ser um incômodo, é importante lembrar que a gripe não representa uma ameaça para o bebê, que está protegido dentro do útero. O grande risco nesses casos é a evolução para infecções secundárias como pneumonia ou sinusite, que podem trazer complicações para a gestação.

Fique atenta ao seu quadro de saúde e não hesite em consultar um obstetra de confiança se achar necessário, e jamais se automedique. Cuidado também com receitas caseiras que prometem resultados milagrosos, pois você não sabe como seu organismo pode reagir.

Vale lembrar que, por ser considerado um grupo de risco, gestantes devem tomar a vacina contra a gripe oferecida gratuitamente no sistema público de saúde todos os anos. A prevenção, nestes casos, é o melhor remédio. Além da vacina, vale investir em cuidados básicos, como evitar aglomerações e higienizar sempre as mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email