Síndrome do Baby Blues

15 Abr. 2020 / Maternidade / Saúde / Estilo de Vida

Fonte: Centro de Artigos

Vocês já ouviram falar sobre baby blues?
 
Baby Blues ou melancolia do pós-parto é a forma mais branda da depressão pós-parto e surge, na maioria das vezes, até o quarto dia do nascimento do bebê e dura até no máximo uma semana, tendo sintomas parecidos com os da depressão pós-parto. Geralmente as mulheres começam a se sentir tristes e infelizes, deprimidas e chorosas. Na primeira semana após dar à luz, cerca de 70% das mulheres sofrem do chamado “baby blues”, com queixas que vão desde alterações de humor e ansiedade até falta de apetite e irritabilidade.
 
Na verdade, eles não são infelizes, esses picos emocionais são considerados um efeito natural das mudanças hormonais que ocorrem com a gravidez e o parto. Níveis de estrogênio e progesterona, que estavam em alta durante a gravidez, de repente diminuem após o parto afetando o humor. Estes hormônios femininos retornam a seus níveis pré-gravidez dentro de aproximadamente uma semana podendo demorar um pouco mais. Quando os níveis de hormônios se normalizam e o corpo restabelece o equilíbrio, os sintomas de baby blues desaparecem.
 
Esta mini depressão pode ocorrer por duas razões:
 
- A queda brusca na concentração de hormônios progesterona, durante a gravidez a sua taxa é elevada;
- Resultado de medos de partos anteriores.
 
Em geral, os sinais que sugerem o Baby Blues são uma tristeza e hipersensibilidade demonstrada pela recente mãe com:
 
- Ideias melancólicas ou tristes;
- Irritação fácil;
- Raiva;
- Labilidade emocional;
- Ansiedade;
- Desesperado;
- Insônias.
 
Estes sinais, muitas vezes surgem quando as jovens mães regressam a casa. Tornando-se piores, quando o pai reinicia o trabalho, fomentando um sentimento de solidão. Para lidar com baby blues, novas mamães devem tentar aceitar ajuda nos primeiros dias e semanas após o parto. Deixar a família e amigos ajudarem com recados, compras de alimentos, afazeres domésticos, ou cuidados com o bebê. As mamães devem comer alimentos nutritivos e buscar apoio nas pessoas mais próximas. Um bom descanso também é importante. Muitas visitas, agitação e a privação de sono são prejudiciais e podem reforçar e estimular sentimentos de tristeza e depressão.

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