Saltos do desenvolvimento do bebê

15 Abr. 2020 / Maternidade

Fonte: Lolly

Saltos do desenvolvimento do bebê: entenda cada fase!

 

A cada dia que passa, uma nova habilidade. De repente, uma sensação de que o seu bebê não é o mesmo recai sobre você… e realmente, ele não é! Os saltos do desenvolvimento vem acompanhados de alterações comportamentais e em muitos casos, geram desconfortos para o bebê.

 

Continue acompanhando o blog para entender o que são saltos de desenvolvimento e o que cada um deles trará de novas experiências! Boa leitura!

 

Clique aqui para saber mais sobre o mundo da maternidade de uma forma engraçada e leve.

 

 

Saltos de desenvolvimento, afinal, o que são?

 

Os saltos de desenvolvimento são aquisições de habilidades específicas que ocorrem em determinados períodos da vida do seu filho. Apesar de todos os bebês passarem por estes saltos, alguns passarão de forma mais rápida, outros mais lenta. 

 

Com estas novas experiências a todo vapor, os bebês tendem a ficar obcecados pela nova habilidade, fazendo que o sono e a rotina fiquem comprometidos. Além disso, com tantas novidades no mundo, os bebês sentem-se mais inseguros e, consequentemente, requerem mais atenção! É necessário ter paciência e muito carinho em cada nova etapa, entendendo que logo tudo voltará a normalidade.

 

Vale salientar que existem condições especiais que podem fazer com que a criança não desenvolva algumas habilidades. O acompanhamento com o pediatra é de extrema importância para o desenvolvimento do seu filho.

 

O primeiro salto de desenvolvimento

 

É neste momento que seu filho contemplará novas sensações e paisagens. Ao completar o primeiro mês de vida, o bebê consegue fixar o olhar em um único lugar por mais tempo e também passa a responder ao toque. É aqui que ele dará o primeiro sorriso de forma intencional!

 

Segundo salto

 

Aos dois meses de vida, o bebê começa a compreender padrões. Com a visão mais apurada, é interessante investir em livros com figuras. Estimule o toque com brinquedos. Neste momento, o bebê poderá mamar com mais frequência.

 

Terceiro salto

 

A partir dos três meses, além de poder ver um objeto com mais clareza, o bebê deverá tentar acompanhá-lo, movimentando a cabeça e os olhos em direção na qual o objeto é movido. Além disso, é a fase em que ele começa a chupar o dedo e chorar mais alto.

 

Quarto salto

 

Com quatro meses de vida, seu bebê começa a emitir e reconhecer sons com os famosos grunhidos fofos! Também é o momento em que ele passará mais tempo brincando sozinho e poderá ter mais variações de humor. 

 

Quinto salto

 

O quinto mês chegou e seu bebê vai começar a testar as consequências de algumas ações como jogar o brinquedo no chão e ver o que acontece. Detalhes passarão a chamar ainda mais a atenção. Nessa fase, o bebê pode se mostrar mais incomodado e chorando mais.

 

Sexto salto

 

Ao sexto mês, a integração começa a fazer parte da rotina do seu bebê. As pessoas passam a chamar mais a atenção dele e algumas palavras começam a ser compreendidas. Ele também começará a tentar engatinhar e a bater palminhas!

 

Sétimo salto

 

Chegou a fase do “para que serve?”! Próximo aos 10 meses, seu bebê começará a tentar utilizar objetos de forma correta. Exemplo: comer com uma colher. Sua personalidade ficará mais notável e passará a demonstrar mais seus desejos e vontades.

 

Oitavo salto

 

Ao 11º mês de vida, seu filho começa a brincar com objetos como o telefone! Também é a fase em que ele tenta imitar tudo o que os adultos fazem. É importante ter atenção a esta fase para que tudo o que ele tente imitar seja saudável. 

 

Nono salto

 

Depois de completar o primeiro ano, a criança começa a ter mais independência e atitudes como tentar se vestir sozinho começam a ser mais frequentes. Seu senso de negociação estará mais apurado e é esperado que ele queira ficar o tempo todo com você.

 

Décimo salto

 

Aproximadamente com um ano e meio, o bebê entende que tem controle sobre o próprio corpo e começa a controlar suas ações. O período de desobediência pode começar aqui. Como ele ainda não tem controle sobre a linguagem, alguns atritos na comunicação são normais.

 

 

E aí, em qual salto de desenvolvimento seu bebê está? Conte para nós!

 

A gente se vê no próximo artigo!

 

Para saber mais sobre produtos, informações sobre a maternidade e curiosidades, acesse nossas redes sociais.

 

Lolly,

Escolha de amor. 

Recomendados Para Você:

 

© Copyright 2019 - Lolly Baby - Todos os Direitos Reservados