Linha Nigra

15 Abr. 2020 / Maternidade / Saúde / Dicas

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Ela pode ser observada como um faixa marrom escura, que risca ao meio o abdômen, entre o umbigo e a região pubiana. Esta faixa é chamada de linea alba. A partir do momento que ela escurece na gravidez, é denominada linea nigra.
 
A linha é resultado de alterações hormonais, causada pela pigmentação da pele na região abdominal, área essa que se distende para dar suporte ao desenvolvimento do bebê.
 
O hormônio responsável é o estrógeno, que provoca um aumento na produção do hormônio melanócito estimulante, o responsável pela produção de melanina. O estrógeno também é responsável por mudar a coloração de outras partes do corpo, tais como, a coloração da face, dos seios, das axilas, da área genital e outros.
 
Geralmente se inicia no segundo trimestre, por volta da 14ª e da 16ª semana de gestação. Contudo, não existe uma regra. E em torno de 90% das mulheres grávidas terão a Linha Nigra.
 
Normalmente, a linha começa a desaparecer após o nascimento do bebê. O desaparecimento é gradual e pode levar até um ano para sumir completamente. Após isso, procure por avaliação de um profissional capacitado, um dermatologista.
 
Alguns estudos apontam que a carência de ácido fólico no organismo pode estar associada ao aparecimento das mancas e o escurecimento. Na dúvida, faça uso do suplemento vitamínico conforme indicação do profissional que acompanha o pré-natal.
 
 
Para evitar danos profundos à pele procure:
 
- Evitar a exposição solar, principalmente nos horários de pico;
- Usar sempre protetor solar, com fator de proteção superior a 30, e reaplique conforme indicação do fabricante;
- Hidratar diariamente a barriga para ajudar a manter a elasticidade e facilitar a recuperação da pele no pós-parto.

Recomendados Para Você:

 

© Copyright 2019 - Lolly Baby - Todos os Direitos Reservados