Doenças renais

15 Abr. 2020 / Maternidade / Saúde / Estilo de Vida / Dicas

Fonte: Lolly

A prevenção das doenças deve iniciar na infância para evitar problemas futuros.

 

Assim como nos adultos, as doenças renais são muito sutis e apresentam poucos sintomas específicos. A Doença Renal Crônica ocorre devido àperda progressiva e irreversível das funções renais. Quando isso ocorre, o tratamento de diálise ou transplante é necessário. As principais causas de insuficiência renal crônica na infância são as malformações congênitas do trato urinário associado a infecção urinária de repetição, doenças renais hereditárias (como doença de rins policísticos), nefrites (doenças inflamatórias nos rins), cistos renais, fatores genéticos.

 

Hábitos de vida saudáveis desde a infância também previnem a doença renal. A estimativa da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) aponta que existem no Brasil aproximadamente 122 mil pacientes renais crônicos.

 

A obesidade infantil já é considerada uma doença crônica, que além de reduzir a qualidade de vida da criança, pode trazer doenças como a diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e a doença renal crônica, tanto na infância quanto na idade adulta.

 

A adoção de uma boa alimentação e hábitos saudáveis pode interferir na saúde na vida adulta. É comprovado que uma alimentação saudável desde a infância pode prevenir o aparecimento de doenças renais. Basta ter um pouco de planejamento para montar um cardápio variado e saudável.

 

Dicas de prevenção:

 

Buscar hábitos de alimentação saudável, evitando a obesidade infantil;

Controlar o consumo excessivo do sódio, muito presente nos salgadinhos, sucos de caixinha e demais produtos industrializados;

Estimular a prática de atividade física;

Controlar o diabetes;

Estimular a criança a consumir água;

Aferição da pressão arterial nas consultas de rotina nas crianças a partir de 3 anos de idade.

Recomendados Para Você:

 

© Copyright 2019 - Lolly Baby - Todos os Direitos Reservados