Atividades para fazer com as crianças em casa

07 Mai. 2020 / Maternidade / Diversão / Dicas

Fonte: Lolly

Passar o tempo com crianças pequenas em casa é um desafio, mas pode se tornar também um momento prazeroso e de muito aprendizado. Basta usar a criatividade e escolher atividades ideais para cada fase do desenvolvimento! Além disso, mesmo uma brincadeira simples pode estimular habilidades importantes como a linguagem, a cognição e a coordenação motora. A boa notícia é que dá para fazer isso com materiais e brinquedos que normalmente encontramos em casa. A seguir, damos algumas sugestões do que fazer para passar o tempo com crianças de até 2 anos.

Aprendendo o nome das coisas: Bebês a partir de 6 meses já começam a fazer associações de imagens a palavras. Passeie com a criança pela casa no carrinho ou nos braços e vá falando o nome dos objetos e apontando para eles. Dá para fazer isso todos os dias, aumentando o número de objetos e ampliando os espaços da casa e repetindo os anteriores. O tempo passa e a criança amplia seu vocabulário, mesmo que ainda não fale.

Bateria com potes da cozinha: Com potes de diversos tamanhos e cores espalhados, uma colher de pau ou canetas, ensine a criança a bater nessa “bateria improvisada”. Crie rimos novos e acrescente canções. Também é possível criar diferentes instrumentos de percussão como chocalhos, colocando pequenos objetos dentro de caixinhas e isolando com fita adesiva para que o bebê possa sacudir e escutar sons variados.

Baú dos tesouros: Utilize um saquinho de pano colorido ou uma caixa coberta com papel de presente para ser o “baú dos tesouros”. Dentro dele coloque objetos de tamanhos, cores e funções variadas, tomando o cuidado de não inserir nada tão pequeno que a criança possa engolir. Por exemplo: uma bolinha de plástico, uma colher de silicone, um pregador de roupa, uma caixinha de remédio vazia e fechada por fita adesiva com algo que faça barulho dentro, um chaveiro, um pequeno brinquedo. Dê o “baú” ao bebê e deixe-o retirar os objetos para explorá-los.

Túneis e percursos: Para o bebê que já engatinha, crie túneis com uma caixa de papelão grande ou cadeiras enfileiradas com um lençol por cima. Use uma bola ou outro brinquedo que atraia a atenção da criança e coloque-o do outro lado do túnel para que ela vá buscar. Dá para incrementar a “trilha” à medida que a criança for crescendo com almofadas, colchões, pufes e garrafas pet que se transformam em obstáculos para pular ou desviar, por exemplo. Marque o percurso com fitas adesivas ou cordões coloridos.

Artesanatos e pinturas: Usar as mãos para pintar, desenhar ou criar é uma atividade que toda criança adora. Dá para usar desde giz de cera, se você quiser produzir o mínimo de sujeira possível, até tinta guache, depois de forrar a área da brincadeira com um material impermeável. Para crianças de até 2 anos é preciso começar com atividades simples. Outros materiais como massinha de modelar, copos descartáveis, tubos de papel higiênico, papéis coloridos, cola, esponjas de cozinha cortadas em formas diferentes para virar carimbos podem ser utilizados de diversas formas, basta usar a criatividade.

Recomendados Para Você:

 

© Copyright 2019 - Lolly Baby - Todos os Direitos Reservados